quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade 6

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, esperamos que os alunos:

  • Reconhecer sílabas e rimas.
  • Avançar na compreensão das relações entre os sons da língua e sua representação da escrita.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciação entre as letras e os demais símbolos, como números e desenhos.
  • Conhecimento das letras do alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
  • Distribuir para a turma a parlenda, escrita com letra impressa maiúscula, pois auxilia no reconhecimento das letras.
  • Ler para os alunos a parlenda e pedir para que a recitem. É importante que a parlenda seja escrita em um papel craft e fique fixada na sala para que os alunos se familiarizem mais com o texto.
  • Solicitar aos alunos que identifiquem oralmente as palavras que rimam na parlenda. É importante explicar o significado de rimas (palavras com som igual ou muito parecido)
  • Escrever, por exemplo, a palavra DIA no quadro e pedir para que criem outras palavras que terminam com o mesmo som. À medida que forem dizendo, registrá-las no quadro e pedir para que comparem a grafia final das palavras.
  • Pedir que a turma faça um bonito desenho da parlenda para colocar no mural da sala.
  • Em seguida, sugerimos as seguintes atividades que também visam avançar no processo de alfabetização dos alunos. Leia os enunciados para os alunos, os oriente na resolução das questões e observe que relações estão estabelecendo entre os sons e as letras.

MEIO-DIA,MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA

1. Pinte de vermelho as palavras que rimam na parlenda.

2. Encontre na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em sílabas e complete:

Obs: É importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferenças entre letra e sílaba:

MACACO: _______ LETRAS _______SÍLABAS

PANELA: ________ LETRAS _______ SÍLABAS

3. Encontre na parlenda as palavras DOCE e FOGO, separe-as em sílaba oralmente e complete:

DOCE: ______ LETRAS _______ SÍLABAS

FOGO: _______ LETRAS _______ SÍLABAS

4. Encontre em jornais ou revistas as letras necessárias para formar o nome de cada desenho:

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5. Na atividade anterior, você formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separá-las em sílabas, pense em mais palavras que iniciem com a primeira sílaba de cada uma dessas palavras:

MA

PA

















6. Estão faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas:

MEIO-DIA, MACACO SOFIA
­­­­­­­­­­­­­­­­____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
­______________ TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE ________________
PARA DONA _______________

PANELA

MACACO

DOCE

MARIA

7. Leia as palavras de cada linha da tabela e risque aquela que não combina:

Obs: Primeiramente, peça aos alunos para tentarem ler as palavras e descobrir aquela que não rima. Se necessário, leia junto com eles.

MARIA DIA FOGO

PANELA FITA COLA

FOGO DOCE PAGO

8. Na tabela abaixo, está escrita uma palavra no sentido vertical (de cima para baixo). Qual é a palavra?

Pense junto com seus colegas e sua professora uma palavra que inicie com cada uma das letras da palavra chave:

M


A


R


I


A


Avaliação

Com essas atividades, esperamos que as crianças avancem no processo de compreensão do sistema alfabético, reconhecendo sílabas e rimas e compreendendo que os fonemas (sons) são representados por grafemas (letras).

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